News Ticker

Menu

COMO COMBATER, TRATAR OU ACABAR COM A CASPA

Muitos brasileiros sofrem com a caspa e seborréia (dermatite seborréica) alguns devido o excesso de oleosidade no couro cabeludo, causado pela produção excessiva de óleo através da glândula sebácea o que ocasiona a incômoda caspa, o surgimento de fungos também é natural uma vez que a descamação do couro cabeludo facilita a produção destes micro-organismos. 

O que causa a caspa?

Geralmente uma alimentação rica em gordura animal e açucares em excesso é uma das causas do aparecimento da caspa, maus hábitos alimentares também ocasionam o problema.

Se você tem o couro cabeludo muito oleoso evite tomar banho quente, pois acelera a descamação e favorece o aparecimento da caspa e seborréia.

Quem deixa de lavar a cabeça com medo de cair o cabelo está cometendo um grave erro, pois o correto é lavar a cabeça todos os dias de preferência com um xampu anti-caspa. Porém se seu xampu já não resolve mais o problema o ideal é procurar um especialista em dermatologia.

A coceira do couro cabeludo é variável. Com o frio ou com o estresse, pode piorar. “Por se tratar de uma doença crônica, é importante o uso de medicamentos, como xampus apropriados. O excesso de oleosidade cria um ambiente favorável ao desenvolvimento da caspa”, explica o dermatologista.

Um fato curioso sobre o fungo causador da caspa:
Equipe de pesquisadores decifram o genoma do fungo que causa a caspa. Primeiro, os pesquisadores cultivaram fungos suficientes para causar caspa em 10 milhões de pessoas. Depois, seqüenciaram (ou seja, soletraram) seus genes. Finalmente, descobriram que a criatura não apenas vive no nosso couro cabeludo e causa caspa como também pode estar fazendo sexo. Na sua cabeça. Agora mesmo.

Essa é uma das descobertas de uma equipe de pesquisadores da Procter & Gamble que decifrou o genoma do Malassezia globosa, que cresce na pele de até 90% da população e causa, além da caspa, causa uma série de outras doenças de pele. Os pesquisadores dizem que o trabalho pode ajudar a enfrentar a caspa e até uma infecção que pode matar recém-nascidos.

Como previnir as Caspas ou doenças do couro cabeludo ?

Procure lavar o cabelo com água de morna para fria, com temperatura por volta de 22ºC;

Não durma com os cabelos molhados e nem úmidos;

Use xampus para seu tipo de cabelo e condicionador apenas nas pontas;

Não utilize produtos ou tome comprimidos sem orientação médica;

Alimente-se de forma saudável, beba água e tente evitar o estresse;

Procure um dermatologista na primeira suspeita de qualquer tipo de doença do couro cabeludo. Dica postada pelo pessoal do Mundo das Tribos. 

Compartilhe:

Post Tags:

Dicas de Hoje

I'm Dúvidas e sugestões utilize os comentários do blog

Comentários
0 Comentários

No Comment to " COMO COMBATER, TRATAR OU ACABAR COM A CASPA "

  • To add an Emoticons Show Icons
  • To add code Use [pre]code here[/pre]
  • To add an Image Use [img]IMAGE-URL-HERE[/img]
  • To add Youtube video just paste a video link like http://www.youtube.com/watch?v=0x_gnfpL3RM