News Ticker

Menu

CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL

O Brasil tem investido na preparação de pessoas e empresas, para que a indústria nacional possa atuar, cada vez mais, na implantação de empreendimentos de petróleo e gás natural no país e no exterior, gerando emprego e renda principalmente na área de construção civil. 
 
Visando qualificar os profissionais de construção civil, especialmente para atuar em grandes obras como o Comperj, no estado do Rio, a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e as refinarias Premium I e II, no Maranhão, foi criado o Plano Setorial de Qualificação de Petróleo & Gás - o PlanSeQ P&G. O plano é uma iniciativa do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com  o Prominp, a Petrobras e o Ministério de Minas e Energia (MME).
 
Cabe ao Prominp sinalizar a demanda (quantidade de profissionais que será necessária por localidade) e oferecer uma bolsa auxílio no valor de R$ 300,00 para os alunos desempregados oferecendo seus cursos gratuitos em construção civil. Já a seleção das pessoas e a realização dos cursos ficam por conta do MTE.  
 
O objetivo da parceria é treinar os trabalhadores do entorno dos projetos de petróleo e gás, aumentando suas chances de serem empregados nas obras que serão realizadas na sua respectiva região. Com isso, o PlanSeQ P&G fomenta a geração de emprego e renda de acordo com as demandas regionais e ainda contribui para a redução da migração de profissionais entre os estados e todos os impactos sociais que este processo gera aos municípios.
 
Desde o início da parceria, em 2007, cerca de oito mil pessoas já foram qualificadas e mais 21 mil brasileiros iniciarão o treinamento em breve. Para os próximos anos, a previsão é abrir mais 6.170 vagas*.
 
Quais são os cursos disponíveis e a carga horária?
As opções disponíveis são: pedreiro, carpinteiro, armador, eletricista predial, encanador predial e pintor predial, com carga horária de cerca de 200 horas. Os cursos são gratuitos e ainda oferecem bolsa-auxílio aos alunos.
 
Onde as aulas acontecem?
As aulas acontecem nos municípios onde serão instalados os novos projetos da Petrobras no Brasil. Atualmente*, os cursos são realizados em nove estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Pernambuco.
 
Como participar?
Podem participar brasileiros com mais de 18 anos de idade que estejam desempregados e tenham interesse em trabalhar nos projetos de Petróleo & Gás. A seleção para preenchimento das vagas é feita pelo Ministério do Trabalho, por meio do cadastro do Sistema Nacional de Emprego, o Sine. Para informações sobre o cadastro, acesse www.mte.gov.br/sine ou compareça à Secretaria de Trabalho do seu estado.

Compartilhe:

Dicas de Hoje

I'm Dúvidas e sugestões utilize os comentários do blog

Comentários
0 Comentários

No Comment to " CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL "

  • To add an Emoticons Show Icons
  • To add code Use [pre]code here[/pre]
  • To add an Image Use [img]IMAGE-URL-HERE[/img]
  • To add Youtube video just paste a video link like http://www.youtube.com/watch?v=0x_gnfpL3RM