News Ticker

Menu

ANVISA FISCALIZA O PÃO FRANCÊS E MANDA BAIXAR NIVEIS DE SAL

O pão nosso de cada dia, aquele, francês que todos nós estamos habituados a comer todas as manhãs agora passará por um rigoroso controle de qualidade começando pela redução obrigatória nos níveis de sódio do produto. 


Para se ter idéia a Organização Mundial da Saúde  recomenda o consumo diário de 2.000mg de sódio – equivalente a uma colher de chá de sal. Sua ingestão excessiva contribui para a pressão alta, doenças cardíacas e renais.
Sendo assim, com o objetivo de reduzir o consumo de sal no país, a Anvisa lançou o Guia de Boas Práticas Nutricionais para o Pão Francês. O guia, que tem adoção voluntária, traz orientações para as padarias e outras empresas de alimentação fabricarem o tradicional pãozinho com menor teor de sódio.
Entre as orientações contidas no guia está a de diminuir a adição de sal à farinha de trigo, que é um dos ingredientes da massa. Outra recomendação é pesar a quantidade de ingredientes da receita em uma balança, pois usar xícaras, copos e colheres como medidores não garantem precisão.
Acordo e saúde
Você deve estar lembrado que, em dezembro passado, noticiamos aqui no Papo de Gordo que o Ministério da Saúde e as indústrias de massa, trigo e panificação firmaram acordo. Com isso, os atuais 2% de sal no pão francês passam para 1,8% até 2014. Também estão na lista do acordo: batatas fritas, bolos prontos, salgadinhos de milho e biscoitos recheados.
De acordo com a Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2009, consumimos pelo menos um pão francês por dia, principalmente no café da manhã ou no lanche da tarde. Sendo assim, a redução na quantidade de sal nesse alimento nos ajudará  a sair de duas perigosas estatísticas:
- O brasileiro consome em média 3.200mg de sódio por dia, acima do indicado pela OMS.
- De acordo com pesquisa do IBGE, mais de 81% dos garotos e 77% das meninas na faixa etária de 10 a 13 anos ingerem sódio além do máximo tolerável.
Pare para pensar nisso tudo quando for pegar o saleiro para temperar a sua comida.

Compartilhe:

Post Tags:

Dicas de Hoje

I'm Dúvidas e sugestões utilize os comentários do blog

Comentários
0 Comentários

No Comment to " ANVISA FISCALIZA O PÃO FRANCÊS E MANDA BAIXAR NIVEIS DE SAL "

  • To add an Emoticons Show Icons
  • To add code Use [pre]code here[/pre]
  • To add an Image Use [img]IMAGE-URL-HERE[/img]
  • To add Youtube video just paste a video link like http://www.youtube.com/watch?v=0x_gnfpL3RM