News Ticker

Menu

VALE A PENA PEGAR EMPRÉSTIMOS PARA INVESTIMENTOS?

Será que vale apena pegar empréstimo para fazer investimentos? Em alguns casos até vale apena. Mas atenção! é necessário vários cuidados, conhecimentos prévio do mercado e suas conexões e ligações. 

Nem tudo que é óbvio é o correto. A CVRD, por exemplo, pode estar entrando numa fase de desaceleração, vide a rentabilidade de suas ações este mês, portanto cuidado. Haja com inteligência, não por impulso ou achismos.

Na verdade não aplico em fundos, mas sim diretamente nas ações de diversas empresas.

O empréstimo mais barato que consegui (e que trabalho neste momento) é de 1,2% através do banco do Brasil (empréstimo consignado). Existem alguns macetes que são relevantes, por exemplo:

Tome empréstimos de no máximo seis meses (os juros são menores) com prestações que caibam dentro de seu orçamento sem comprometer o restante de suas dívidas;

Dê preferência para os empréstimos consignados;

Estipule o lucro que deseje e o prazo para tal, ao final do prazo ou caso tenha obtido a lucratividade antes, poderá rever sua posição, mas para isso analise o mercado minuciosamente;

Se necessário quite o empréstimo antes, mesmo que tenha percorrido apenas duas semanas de empréstimos (com os juros proporcionais é óbvio) e se for pertinente faça outro em seguida;

Tenha a EXATA noção de todas as taxas e impostos envolvidos no empréstimo e no investimento a ser realizado (essa dica é importantíssama), planilhe tudo no excel, inclusive o CPMF, das prestações, a taxa de adesão, o IOF, IR, taxas de transferências se for o caso, etc;

Tente investir no mesmo lugar onde tomou o empréstimo, assim não terás que pagar taxas de transferências como TED ou DOC.

Saiba seus limites e potenciais, tome emprestado aquilo que é possível ser pago em caso de derrocada no mercado. Tenha sempre em mente que o mercado de ações, são investimentos de altíssimo risco, portanto sujeito a perdas acentuadas no período. Se não estiver preparado para aceitar e absorver possíveis perdas, se não tem sangue frio, se não conhece o mercado a fundo, se não tem interesse por estudá-lo, esta estratégia pode se transformar num suicídio financeiro. Portanto conheça-se tão bem quanto você deverá conhecer o mercado.

Enfim, compensar compensa e muito. Mas dá trabalho, embora confesso que eu adoro esse tipo de trabalho, na verdade, para mim, é uma enorme diversão.

Compartilhe:

Dicas de Hoje

I'm Dúvidas e sugestões utilize os comentários do blog

Comentários
0 Comentários

No Comment to " VALE A PENA PEGAR EMPRÉSTIMOS PARA INVESTIMENTOS? "

  • To add an Emoticons Show Icons
  • To add code Use [pre]code here[/pre]
  • To add an Image Use [img]IMAGE-URL-HERE[/img]
  • To add Youtube video just paste a video link like http://www.youtube.com/watch?v=0x_gnfpL3RM