News Ticker

Menu

ONDE INVESTIR SEM SOFRER COM A INFLAÇÃO?

O sonho de todo investidor é sempre lucrar acima da inflação com suas aplicações. Obter esse ganho real, que é o que de fato faz seu patrimônio crescer, não é fácil, mas existem alguns investimentos “à prova de inflação” que corrigem a rentabilidade – muitas vezes acordada previamente – por um índice de inflação oficial.

O consultor financeiro Mauro Calil alerta, porém, que na prática não existem investimentos realmente à prova de inflação. A explicação para isso é que a inflação individual do investidor dificilmente corresponderá, a cada ano, à inflação oficial pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), pelo Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M), pelo Índice Nacional da Construção Civil (INCC), ou qualquer outro indicador oficial de inflação.

“Se você não tinha uma casa de praia e passou a alugar uma, repare que você vai gastar agora mais combustível. Esse tipo de coisa inflaciona a sua vida, faz você gastar mais”, diz Calil. Assim, mesmo que seus ganhos estejam maiores, se seu custo de vida tiver aumentado proporcionalmente mais, sua inflação será maior do que no ano anterior, e pode mesmo ser maior que a inflação macroeconômica.
Por isso, além de investir em produtos que repõem a inflação oficial, o investidor deve se planejar a partir do cálculo de sua própria inflação anual. Lembrando que às vezes é preciso cortar gastos ou ganhar mais para equilibrar todas as contas. Veja no vídeo a seguir quais são e como funcionam os investimentos atrelados à inflação:

Compartilhe:

Dicas de Hoje

I'm Dúvidas e sugestões utilize os comentários do blog

Comentários
0 Comentários

No Comment to " ONDE INVESTIR SEM SOFRER COM A INFLAÇÃO? "

  • To add an Emoticons Show Icons
  • To add code Use [pre]code here[/pre]
  • To add an Image Use [img]IMAGE-URL-HERE[/img]
  • To add Youtube video just paste a video link like http://www.youtube.com/watch?v=0x_gnfpL3RM