News Ticker

Menu

PIOLHO NA ESCOLA, COMO TRATAR E EVITAR


Seu filho acabou de chegar da escola e não para de coçar a cabeça? Fique atenta para os sinais e verifique se é piolho. Normalmente, o contato feito em escolas e creches com outras crianças ajuda na proliferação desse inseto tão destemido pelas mães.
Anualmente, eles atingem cerca de 37% das crianças em idade escolar, mesmo eles não voando e nem saltando, eles se propagam muito rápido por meio do contato direto entre cabeças, partilha de pentes, chapéus, peluches, estofos ou almofadas infestadas.

De acordo com a Dermatologista Vanessa Penteado, Médica da Clinica Pantheon de Campinas, o piolho pica o couro até quatro vezes por dia, e a coceira é resultado de um processo alérgico.
“Um piolho vive por cerca de um mês e dá a luz a cerca de 10 lêndeas por dia, que eclodem em 7 a 10 dias. Eles gostam de reproduzir em áreas quentes como no couro cabeludo, atrás das orelhas ou em pelos pubianos. Além disso, eles podem sobreviver dois dias fora do seu ambiente como em roupas, o que esclarece a importância de lavar as roupas das crianças em altas temperaturas”, explicou a dermatologista.
Eles possuem um aspecto oval e medem cerca de 2 a 4mm, são transparentes e tornam-se castanhos avermelhados quando se alimentam. As fêmeas põem seus ovos diariamente e acabam ficando agarrados ao cabelo em saquinhos brancos, mais conhecidos como lêndeas.
Xô, pra lá piolho!
Para combater o piolho e as lêndeas a dermatologista Vanessa Penteado recomenda o uso de xampu, creme ou loção para piolhos.
“As mães poderão encontrar esses produtos em qualquer farmácia, a maioria deles vem com um pente especial para remover as lêndeas. É muito importante remover todos os ovos de piolho e tratar todos os membros da família”, aconselhou.
Outra atitude importante que deve ser lembrado pelas mães é comunicar a escola do seu filho sobre a manifestação de piolho. As escolas já estão acostumadas a lidar com esse tipo de aviso e poderão alertar os outros pais para impedir que outras crianças fiquem infectadas.
Após o tratamento os piolhos persistirem você poderá repeti-lo mais uma vez. Verifique os cabelos e o couro cabeludo de toda a família todos os dias, se achar lêndeas ou piolhos, cuide dos cabelos e das roupas da criança da mesma forma. Não lave o cabelo do seu filho por dois dias após o tratamento, evite o uso do condicionar de cabelo por dez dias. Lembrando, que os piolhos só conseguem sobreviver por 55 horas fora do corpo humano.
Declare guerra ao piolho
Você já fez de tudo, mas esses piolhos e lêndeas insistem em ficar andando na cabeça do seu filho? Preste Atenção e conheça algumas armas para exterminar de vez os piolhos:
- Não compartilhe chapéus, escovas, pentes e toalhas.
- Meninas com cabelo muito comprido é recomendado usar ele preso para evitar o contato com os piolhos.
- Inspecione regularmente a cabeça das crianças
- Escove o cabelo várias vezes ao dia com o pente fino, esse procedimento impede que os piolhos se multipliquem.
-Atenção Especial a grávidas, mães que estão amamentando e crianças até dois anos, não podem usar todo o tipo de produtos, pois pode ser prejudicial à saúde. Consulte o seu médico e verifique qual é o melhor procedimento.
- Não use um secador de cabelos – alguns produtos contra piolho são inflamáveis.
- Lave bem as mãos e esfregue a parte de baixo das unhas depois de cuidar do cabelo do seu filho
- Travesseiros, bichos de pelúcia, roupas e outros objetos que não possam ser lavados devem ser limpos a seco e mantidos em um saco plástico hermeticamente fechado por duas semanas.
- Lave todas as roupas das crianças em água bem quente (55 C° ou 130 °F), incluindo chapéus, bonés, cachecóis, casacos e todas as roupas de cama, toalhas de banho e de rosto que tiverem sido usadas ou entrado em contato.

Compartilhe:

Post Tags:

Dicas de Hoje

I'm Dúvidas e sugestões utilize os comentários do blog

Comentários
0 Comentários

No Comment to " PIOLHO NA ESCOLA, COMO TRATAR E EVITAR "

  • To add an Emoticons Show Icons
  • To add code Use [pre]code here[/pre]
  • To add an Image Use [img]IMAGE-URL-HERE[/img]
  • To add Youtube video just paste a video link like http://www.youtube.com/watch?v=0x_gnfpL3RM