News Ticker

Menu

Estudo Mostra que Interface do Windows 8 é uma Decepção para usuários

Um especialista em design de interface de usuário chamou o Windows 8 de "decepcionante" para iniciantes e usuários avançados também.
O diretor da Nielsen Norman Group, Jakob Nielsen, analisou como uma dúzia de usuários experientes de PC interagem com o Windows 8 e a conclusão do estudo não foi boa.
"O Windows 8 em dispositivos móveis e tablets pode ser comparado ao Dr. Jekyll, de 'O Médico e o Monstro': uma alma torturada na esperança de redenção", escreveu Nielsen. "Em um PC normal, o Windows 8 é Mr. Hyde: um monstro que aterroriza os funcionários do escritório e compromete a sua produtividade".


Embora a amostra dos estudos de Nielsen seja pequena, ele argumenta que ela fornece mais entendimento do que estudos maiores, focados em métricas. Mesmo se você não concordar com esta afirmação, ele aponta algumas boas justificativas sobre como o projeto do Windows 8 precisa ser melhorado.
Sensível ao toque
Como esperado, a principal observação de Nielsen é sobre a natureza dupla do Windows 8, que combina desktop com uma interface sensível ao toque em um único sistema operacional.
Não apenas a interface de usuário é inconsistente, mas também ela exige que os usuários lembrem como fazer para alcançar os recursos desejados - o que exige que o usuário perca tempo alternando entre as interfaces. Além disso, quando os usuários estão executando um navegador da Web em ambas as interfaces, eles podem acessar apenas um subconjunto de páginas abertas ao mesmo tempo.
E mesmo o estilo da interface Modern por si próprio apresenta alguns grandes problemas, na visão de Nielsen. Ele sentiu que a incapacidade de abrir várias janelas de um determinado aplicativo cria uma "sobrecarga de memória" para tarefas complexas, porque os usuários não têm nenhum jeito de visualizar toda a informação que abriram.
O painel "charm", disse, esconde comandos genéricos, tais como busca e configurações de aplicativos individuais, de modo que eles ficam "longe da visão", especialmente para iniciantes.
Nielsen também apontou uma característica do menu de configurações do Windows 8: enquanto a maioria das opções são apresentadas como ícones monocromáticos planos, a opção para alterar as configurações do PC é mostrada em texto simples, de modo que "se parece mais como um rótulo para o ícone do grupo do que um comando clicável", disse.
Como leigo, eu não concordo com todas as afirmações de Nielsen. Ele julga alguns aplicativos Modern por ter "baixa densidade de informação" - por exemplo, o app Los Angeles Times, que mostra um pouco mais do que uma grande imagem e um título em sua tela de abertura - mas eu realmente achei o design intencionalmente limpo.
Nielsen diz que o site do Times é uma melhor utilização do espaço, mas, na minha opinião, é muito confuso e não faz nada para deixar o leitor mais à vontade.
Frustrações
Ainda assim, o estudo aponta alguns pontos frustrantes que eu mesmo observei. Por exemplo, Nielsen afirma que alguns Live Tiles (bloco dinâmicos) no Windows 8 ficam muito ativos, por isso é difícil dizer em poucas palavras que aplicativos você está realmente utilizando.
Na verdade, pode ser frustrante achar um aplicativo específico quando confrontado com uma série de imagens em miniatura - nenhuma delas exibe o nome de seus respectivos aplicativos.
No final do relatório, Nielsen disse que ele não é um inimigo da Microsoft - ele elogia o às vezes criticado Ribbon. Ele também espera um Windows 9 melhorado, levando em conta que a empresa tem histórico de corrigir os seus erros. 

Além disso, tenha em mente que as observações nada amigáveis sobre a interface de usuário é o trabalho de Nielsen. Ele fez o mesmo com o iPad e o Kindle Fire.

Discorde se quiser, mas eu acho que é interessante ler uma análise detalhada da interface do usuário do Windows 8. É uma grande mudança para o sistema, e isso obviamente precisará de alguns ajustes. Esperemos que a Microsoft leve algumas das sugestões de Nielsen em consideração.

Compartilhe:

Dicas de Hoje

I'm Dúvidas e sugestões utilize os comentários do blog

Comentários
0 Comentários

No Comment to " Estudo Mostra que Interface do Windows 8 é uma Decepção para usuários "

  • To add an Emoticons Show Icons
  • To add code Use [pre]code here[/pre]
  • To add an Image Use [img]IMAGE-URL-HERE[/img]
  • To add Youtube video just paste a video link like http://www.youtube.com/watch?v=0x_gnfpL3RM