News Ticker

Menu

CARRO QUE VAI SUBSTITUIR O CELTA EM 2013

O celta esteve por muito tempo na menina dos olhos da GM, visto que por ser um carro popular relativamente barato, ficou por muito tempo sem uma atualização, veja agora os planos da GM para 2013. 

A General Motors do Brasil prepara o projeto de um novo compacto, o substituto do Celta, que deverá ter preço na faixa de R$ 25 mil. O modelo deve chegar ao mercado em dois a três anos e vai disputar mercado com o carro que a Fiat produzirá na fábrica em construção em Goiana (PE) e com o Up!, que a Volkswagen vai fazer em São Bernardo do Campo (SP).


O novo compacto será desenvolvido no Brasil e atualmente é o projeto que mais toma tempo do departamento de engenharia da montadora. "Não é fácil criar um produto com a limitação de custo que queremos", admite o presidente da GM América do Sul, Jaime Ardila. O grupo espera a definição desse projeto para anunciar o novo plano de investimentos para os próximos cinco anos. O orçamento de R$ 5,3 bilhões anunciado para 2008 a 2012 já se esgotou.
A GM não descarta uma nova fábrica, seja para aumentar a capacidade ou migrar parte da produção das unidades de São Caetano do Sul, São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS). "Tudo vai depender do comportamento do mercado, mas já avaliamos várias regiões como Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina", diz Ardila.
A fábrica de São Caetano, no ABC Paulista, opera com capacidade total em três turnos (225 mil unidades ao ano). Produz os modelos Cobalt, Cruze, Spin e Classic. Segundo Ardila, o grupo avalia alternativas para ampliar a capacidade, como transferir algum veículo para a filial argentina e a produção de peças para a fábrica de Mogi das Cruzes (SP).

A unidade de Gravataí (RS), onde são feitos Celta e Onix, está em fase de ampliação de 240 mil para 350 mil unidades ao ano. Como opera em dois turnos, ainda há a possibilidade de criação de um terceiro.
Já a de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, não vai mais produzir automóveis a partir de fevereiro de 2013. Atualmente, fabrica apenas o Classic. Desde o fim da produção de Corsa, Meriva e Zafira, 940 funcionários estão em situação de "lay off" (suspensão temporária de contrato, válida até o fim de janeiro) e 900 operam na linha do Classic, que deverá ser concentrada em São Caetano ou na Argentina.
"Não temos um novo produto para a fábrica de São José", afirma Ardila. A montadora enfrenta problemas com o Sindicato dos Metalúrgicos local há vários anos e, por falta de acordos trabalhistas, vai desistir da produção de automóveis naquela unidade.
O complexo, porém, tem outras sete fábricas que continuarão a operar, uma delas a da picape S10 e do Trailblazer, substituto da Blazer. O utilitário esportivo (SUV) foi lançado nesta quarta-feira e chega ao mercado por R$ 145,4 mil na versão a gasolina e R$ 175,4 mil a diesel. A GM projeta vender 800 unidades ao mês. O mercado brasileiro desse tipo de veículo passou de 20 mil unidades, em 2003, para as atuais 180 mil.
Lançamentos
A Trailblazer é o nono lançamento da GM em 15 meses, um recorde para a companhia, que encerra o processo de renovação de toda sua gama de produtos. "Essa renovação deveria ter ocorrido há quatro anos", admite Ardila. A marca já teve mais de 20% de participação nas vendas mas, em parte por ter mantido uma linha defasada, hoje tem 17%.
Dos nove lançamentos, sete ocorreram este ano e cinco são veículos desenvolvidos no Brasil e considerados globais, diz Pedro Manuchakian, vice-presidente de engenharia da GM. Estão nessa lista Cobalt, nova S10, Trailblazer, Spin e Onix - este último feito em Gravataí e lançado há poucas semanas.
O vice-presidente da GM, Marcos Munhoz, lembra que o mercado brasileiro "vai crescer três PIBs este ano", ao referir-se às previsões de alta de 4,5% a 5% nas vendas de veículos, enquanto o Produto Interno Bruto deve ficar abaixo de 1,5%. A GM deve vender 650 mil veículos, 2,8% a mais do que em 2011.

Compartilhe:

Dicas de Hoje

I'm Dúvidas e sugestões utilize os comentários do blog

Comentários
0 Comentários

No Comment to " CARRO QUE VAI SUBSTITUIR O CELTA EM 2013 "

  • To add an Emoticons Show Icons
  • To add code Use [pre]code here[/pre]
  • To add an Image Use [img]IMAGE-URL-HERE[/img]
  • To add Youtube video just paste a video link like http://www.youtube.com/watch?v=0x_gnfpL3RM