segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

CURSO TÉCNICO VETERINÁRIA SP, RJ, RS 2013

Leave a Comment

O que faz um médico veterinário?

O trabalho que os veterinários desenvolvem na área das clínicas de pequenos animais é uma das mais importantes para estess profissionais. Aqui, a sua principal função consiste no diagnóstico e tratamento de doenças de animais de companhia (cães, gatos, pássaros, coelhos, ratos, tartarugas e, por vezes, animais exóticos como aranhas, cobras e ou outros répteis). 

Na fase de diagnóstico, o veterinário deve proceder a uma avaliação do estado de saúde do animal, com o objectivo de averiguar se há lesões, doenças ou outros distúrbios. Este estudo é feito com base na observação e no uso de técnicas auxiliares de diagnóstico (radiografias, análises ao sangue, ecografias, etc.). Depois, prescreve o receituário que pode passar apenas por uma dieta alimentar ou pela administração de medicamentos. Noutros casos, o diagnóstico pode implicar a realização de intervenções cirúrgicas. 

Outra área é a clínica de grandes animais. Também nesta área a função principal do médico veterinário consiste no diagnóstico e tratamento de doenças, mas de animais de grande porte (bovinos, ovinos, suínos e equídeos). 

Paralelamente, devem ainda aconselhar acerca da alimentação dos animais e promover acções de controlo e erradicação de doenças. Estas tarefas são também realizadas na produção animal, uma área na qual o veterinário dá aconselhamento a produtores de animais (gado suíno, gado bovino, aves de aviário, peixes...) ou de produtos de origem animal (ovos, leite...). Mas, neste campo, o veterinário deve também prestar aconselhamento em outras matérias como: alimentação, nutrição, reprodução, melhoramento genético das espécies, instalações de alojamento, controlo da qualidade dos produtos, etc.. 

O veterinário tem também um papel muito importante na saúde pública. Ao serviço do Estado, o veterinário faz exames aos animais (e produtos deles derivados) destinados ao consumo público e realiza inspecções sanitárias em locais de alojamento, abate, preparação, transformação, armazenamento e venda, com vista a avaliar as suas condições de higiene. Estas têm como objectivo averiguar a qualidade e salubridade dos produtos animais que comemos, de modo a salvaguardar a saúde humana. 

Na indústria, as funções do veterinário estão geralmente relacionadas com o desenvolvimento, teste e fabricação de produtos destinados a animais ou que utilizam elementos de origem animal (como alimentos, aditivos alimentares, rações para animais, medicamentos ou cosméticos). 

Com actividades tão diversas, não é possível salientar as características pessoais que são mais úteis aos “médicos dos animais”. 

Mas, dependendo das áreas, existem competências que se destacam pelas vantagens que podem trazer ao desempenho desta profissão. Assim, é importante ter uma boa capacidade de comunicação e de observação, tal como destreza manual e habilidade em lidar fisicamente com animais. Ao ser confrontado com situações de urgência o médico veterinário deve ter facilidade em tomar decisões e aplicar devidamente os conhecimentos teóricos adquiridos. 


Oportunidades de trabalho

Tendo em conta as áreas a explorar muito diferentes, o mercado de trabalho é alargado. 

O médico veterinário pode trabalhar na administração pública, tanto a nível local e regional (por exemplo, como médico veterinário municipal ou como técnico superior nos departamentos de polícia sanitária). 

A nível central, pode trabalhar, sobretudo, como técnico superior, inspector ou investigador nos organismos pertencentes ao Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (na Direcção-Geral de Veterinária, nos matadouros públicos, no Laboratório Nacional de Investigação Veterinária...). 

Outra possibilidade é trabalhar como técnico superior de saúde nos serviços e estabelecimentos dependentes do Ministério da Saúde. Pode também ser professor ou investigador nos estabelecimentos de ensino de Ciências Veterinárias. 

No sector privado, onde predomina o trabalho por conta de outrem, as oportunidades de trabalho existem sobretudo em empresas industriais (agro-pecuárias, farmacêuticas, de transformação de produtos de origem animal, de alimentos para animais, etc.), matadouros, laboratórios de análises, empresas que prestam consultoria a criadores/produtores e clínicas privadas de grandes e pequenos animais que fazem atendimento clínico e cirúrgico. 

Há também veterinários que trabalham, por conta própria, em clínicas e em empresas de consultoria a organizações agrícolas.

Alguns veterinários acumulam estes dois últimos tipos de actividade. 

Apesar de escassas há também oportunidades de trabalho em associações de defesa dos animais (como a Liga Protectora dos Animais ou a União Zoófila) e o Jardim Zoológico de Lisboa. 

Para se exercer esta profissão é necessário possuir uma licenciatura em Medicina Veterinária e estar inscrito na Ordem dos Médicos Veterinários. Aqui ficam alguns dados sobre estabelecimentos de ensino que ministram esta licenciatura são os seguintes: 

Se você tem interesse fazer o curso no estado de São Paulo pode procurar uma das instituições a seguir, como na escola UNITERP através do site: [www.iterp.org.br/internaCursos.asp?id=298900] - que oferece o curso reconhecido pelo MEC. O site traz todas as informações sobre o curso, dicas sobre o mercado de trabalho e as vantagens de ser um Técnico em Veterinária. Você poderá fazer sua pré-inscrição através do próprio site. 

E para quem mora no estado do Rio Grande do Sul poderá fazer o curso no CETAC que é uma escola que oferece o curso em modalidade EAD e pode ser acessado através do endereço: www.cetacvet.com.br/curso-de-auxiliar-veterin%C3%A1rio - o curso oferecido pela CETAC vem se destacando e sendo apontado como um dos melhores, tendo este curso revolucionado a Medicina Veterinária, contando sempre com a presença de professores universitários além de profissionais especialistas na área. As aulas iniciam já no dia 18 de fevereiro de 2013, então não perca tempo, informe-se e matricule-se o quanto antes!   

Também na escola Diretriz no site: www.diretrizeducacional.com.br/cursos.php?id=5 - no qual você pode fazer o curso. Ou ainda no Colégio Tableau no site: 

 No estado do Rio de Janeiro você poderá procurar o Instituto Polígono ou obter todas as informações sobre o Curso Técnico em Veterinária através do endereço: 

No Instituto Polígono o curso tem duração de 18 meses e no site você tem informações sobre o conteúdo do curso, documentos necessários para fazer a inscrição e o site disponibiliza um formulário de contato para que você possa esclarecer qualquer dúvida que venha a ter. 

No Rio de Janeiro você também poderá realizar o curso Técnico em Veterinária através do Núcleo Vet que pode ser acessado no endereço: www.nucleovet.com/cursos.html  




0 comentários:

Postar um comentário