News Ticker

Menu

INTERNET 4G ENTRARÁ EM VIGOR EM ABRIL DE 2013 SEGUNDO ANATEL

Vivo, Claro, Tim e OI terão até abril de 2013 para concluir a implantação do acesso 4G em todo o Brasil, por determinação da Anatel. 

Segundo a Vivo os testes do 4G estão sendo feitos no Rio de Janeiro e em algumas cidades de São Paulo. 

No seu estande na Futurecom, a Vivo disponibilizou um modem LTE da Huawei junto com dois aparelhos para testar a sua rede 4G, o já conhecido Motorola RAZR HD e o inédito no Brasil Galaxy S III LTE, que funciona especificamente na frequência 2600 MHz. Nos nossos testes, a velocidade alcançou incríveis 45 Mbps de download e 5 Mbps de upload. Claro, em ambientes de teste isso é esperado, mas pelo menos mostra o potencial que a tecnologia tem combinada com a rede da operadora.

Ainda sobre o 4G, a Vivo citou durante sua coletiva de imprensa na Futurecom a criação de um design inédito das torres de transmissão dessa tecnologia e para telefonia celular em geral. Elas têm entre 12 e 18 metros e causam um impacto visual menor do que as atuais ERBs (ou estações radio base) por terem sua caixa de transmissão no subterrâneo. De quebra ainda consomem menos energia.

Claro 4G diz que prazo é apertado:
O prazo para iniciar o uso comercial da rede de quarta geração de telefonia móvel (4G) nas seis cidades que vão receber a Copa das Confederações em 2013 está apertado, disse o presidente da operadora Claro, Carlos Zenteno, nesta quinta-feira.
"Uma preocupação que temos para cumprir a data de abril é a liberação de espectro do MMDS", disse ele a jornalistas.
A faixa de 2,5 gigahertz, ou MMDS, é atualmente usada para serviços de TV por assinatura. Segundo Zenteno, as operadoras de TV paga ainda precisam migrar seus clientes para liberar a faixa.
"Esse processo tinha que ser acelerado. O ideal seria que fosse em novembro. Temos cinco meses para poder fazer os testes", disse.
Questionado sobre o Plano Geral de Metas de Competição (PGMC) na telefonia, o presidente da Claro afirmou que a redução da VU-M --taxa paga para completar chamadas de linhas fixas para móveis-- levará a uma revisão da estratégia de negócios das operadoras de telecomunicações.
"Estamos analisando o conteúdo (do PGMC), mas a redução da VU-M sempre gera preocupação, porque significa redução de receita das companhias", disse. "Isso sempre gera preocupação porque as companhias vão ter que reformular estratégias de negócios para ter mais receitas."
Tim 4G já fecha com fornecedores em 2012. 
A TIM anunciou nesta terça-feira que as fabricantes de equipamentos Ericsson, Huawei e Nokia Siemens serão fornecedores da infraestrutura para a rede de telefonia móvel de quarta geração (4G) da operadora.
A TIM foi a última dentre as quatro maiores operadoras do Brasil a anunciar seus fornecedores para a nova geração de telefonia que permitirá velocidades de Internet móvel bastante superiores às obtidas com o 3G.
A companhia controlada pelo grupo Telecom Italia informou que assinou contrato com as três empresas para implantação da tecnologia Long Term Evolution (LTE), que será a base para o 4G.
As três fabricantes já são fornecedoras da TIM para infraestrutura GSM e 3G.
Os termos financeiros dos contratos não foram divulgados.
Assim, a sueca Ericsson fechou contratos para 4G com todas as quatro operadoras nacionais.
A TIM adquiriu a radiofrequência nacional para operar o 4G em leilão realizado em junho, por 340 milhões de reais.
OI 4G prometeu lançar seus pacotes antes do prazo. 
A operadora Oi anunciou nesta sexta-feira (26) que lançará seus primeiros serviços de telefonia móvel 4G no Estado de São Paulo no primeiro trimestre de 2013. Se confirmada esta data, o lançamento será feito antes do prazo oficial estabelecido pela Anatel, ou seja, abril de 2013.
No Rio de Janeiro, segundo o presidente da empresa, Francisco Valim, a estimativa é de colocar o serviço no ar já no fim de 2012. No momento a empresa está em processo de finalização dos contratos com os fornecedores da infraestrutura do serviço.
As declarações foram dadas durante a inauguração do novo prédio administrativo da empresa em São Paulo, Estado responsável por 20% da receita líquida da empresa no segmento móvel e onde possui 9 milhões de clientes.
Compartilhamento
Valim também disse que a operadora não considera necessária a instalação de novas torres no País na primeira fase de implantação da 4G, mesmo com as exigências de cobertura definidas pela Anatel. No entanto, a empresa deve aumentar o compartilhamento de infraestrutura com outras operadoras, que hoje fica na casa dos 30%. A Oi possui atualmente cerca de 6 mil torres para serviços móveis e outras 8 mil para fixos.
Em outubro, a operadora anunciou contratos com Ericsson, Nokia Siemens e Alcatel-Lucent para a compra de equipamentos 4G. O investimento total da Oi deve chegar a R$ 1 bilhão até o fim de 2015.
Siga o LinkSeguro no Twitter e receba novidades do Brasil e do mundo todos os dias. 

Compartilhe:

Dicas de Hoje

I'm Dúvidas e sugestões utilize os comentários do blog

Comentários
0 Comentários

No Comment to " INTERNET 4G ENTRARÁ EM VIGOR EM ABRIL DE 2013 SEGUNDO ANATEL "

  • To add an Emoticons Show Icons
  • To add code Use [pre]code here[/pre]
  • To add an Image Use [img]IMAGE-URL-HERE[/img]
  • To add Youtube video just paste a video link like http://www.youtube.com/watch?v=0x_gnfpL3RM