News Ticker

Menu

Como ser um Homem 1001 Utilidades em Casa


Você é um homem que se considera moderno e não quer nem saber de colocar a mão na massa em casa? Em qualquer eventualidade, como um chuveiro queimado, recorre à lista telefônica? Cuidado! Seu casamento pode ir por água abaixo. Uma pesquisa recente da Universidade de Oxford afirma que as mulheres tendem a ter relacionamentos mais duradouros com homens que se viram com pequenos reparos domésticos.
Os pesquisadores britânicos percorreram 12 países e pesquisaram um universo de 13,5 mil homens e mulheres com idades entre 20 e 45 anos. O objetivo era definir o comportamento em relação aos afazeres domésticos. Os resultados: elas preferem parceiros que colaboram nas tarefas domésticas simples, como lavar louça e varrer a casa. E mais: dão valor àqueles sujeitos que resolvem problemas, como chuveiros queimados, interruptores que não funcionam e torneiras desreguladas.
Kit de guerra
Para começar qualquer trabalho doméstico, é preciso ter em mãos ferramentas básicas, usadas na maioria dos reparos:
Chave de fenda: tenha ao menos duas peças de tamanhos médios. Além delas, escolha também chaves com ponta philips (usadas para movimentar parafusos com abertura em formato de cruz).
Alicate: tenha dois. Um deles deve ser de ponta, muito usado para consertos em locais apertados. O outro deve ter a cabeça mais robusta e sem ponta.
Chave inglesa: para evitar comprar muitas chaves-de-boca, opte pela inglesa, que pode ser regulada com diversos tamanhos. Ela é usada para girar porcas.
Fitas: tenha sempre fitas adesivas e de vedação. Em vários serviços, é necessário isolar fios elétricos ou encanamentos.
Fonte: Paulo Barbosa, professor do curso de eletrônica do Senai.
Não é uma grande surpresa, garante a socióloga Janaína Lorenzzi, da Universidade de São Paulo (USP). “Aquela imagem de nossos avós, de que a mulher era quem precisava tomar conta do lar enquanto o homem trazia o provento, mudou. Hoje as mulheres trabalham fora e exigem a ajuda dos homens em casa.”
Mas se você não faz a menor ideia das diferenças entre uma chave de fenda e uma chave philips, não precisa entrar em desespero. É o que diz o professor do curso de eletrônica no Senai Paulo Barbosa. “O conhecimento necessário para a maioria dos reparos domésticos é muito básico. Algo que se aprende rapidamente. Sugiro que quem não tenha conhecimento, faça um curso básico em instituições como Senai, Senac ou Sesc, por exemplo. Hoje há várias opções em Curitiba. Em um mês, qualquer aluno se torna capaz de resolver 70% dos problemas em casa”, diz.
Algumas dicas de consertos domésticos simples você confere nos boxes desta página.
O homem dos consertos
No que depender das habilidades domésticas, Jefferson Saporiti Ciossi não terá problemas em seu matrimônio. Casado há sete anos, ele sempre foi fascinado pelo mundo dos reparos domésticos. Quebrava um equipamento, ele consertava. Estragava um encanamento, ele aprendia como fazer a recuperação. “Sempre foi um hobby este tipo de trabalho”, conta. E tudo, é claro, devidamente apoiado e estimulado pela esposa.
Há um ano e meio, o que era diversão virou coisa séria. Ciossi trocou o emprego no setor financeiro de uma madeireira pela profissão de “marido de aluguel” – profissional especializado em reparos domésticos. Seu público é majoritariamente feminino. “Acho que os homens estão mais atentos à necessidade de saber fazer este tipo de trabalho”, diz. Se a habilidade com alicates e chaves de fenda não impressionarem a companheira, pelo menos vão ajudar as finanças, evitando gastos recorrentes com profissionais especializados.
Lição 1
A água não está descendo como deveria pelo ralo da pia? Não se preocupe, corrigir este problema é mais rápido do que procurar o telefone de um encanador:
Passo 1: desligue o registro de água da pia e coloque um recipiente abaixo do sifão – que é aquele pequeno cano que liga a pia à tubulação.
Passo 2: gire a ponta do sifão que é conectada à pia, até desencaixá-lo.
Passo 3: nesta ponta é possível observar o acúmulo de sujeira que pode estar atrapalhando o fluxo de água. Limpe bem esta ponta, com água e sabão, e reconecte a tubulação.
Lição 2
Poucas coisas são tão irritantes quanto o som de uma torneira pingando insistentemente, ainda que bem fechada. Pois bem, mesmo para os iniciantes em reparos domésticos, essa é uma tarefa muito simples de executar:
Passo 1: feche o registro da torneira a ser consertada e espere que ela libere os últimos pingos.
Passo 2: com uma chave inglesa (ou de boca), gire a rosca que acopla esta torneira. Ela pode estar simplesmente solta.
Passo 3: em alguns casos, é necessário tirar esta estrutura e trocar a borrachinha (vendida em qualquer loja de materiais hidráulicos) interna.
Lição 3
Se alguma tomada de casa parou de funcionar ou parece estar com problemas de contato e você não tem o número de nenhum eletricista em sua agenda, acalme-se. A resolução do problema pode ser simples:
Passo 1: desligue a chave geral de eletricidade e, com uma chave de fenda ou philips, retire a placa frontal da tomada.
Passo 2: ao retirá-la, você perceberá que ainda há dois parafusos prendendo o interruptor. Solte-os também e puxe esta estrutura para frente.
Passo 3: solte a fiação que está acoplada ao interruptor e substitua esta estrutura. Então é só prender novamente e colocar todos os parafusos.
Serviço:
Liceus do ofício (oferecem cursos de curta duração, como eletricidade básica e reparação de aparelhos domésticos) – www.fas.curitiba.pr.gov.br ou pelo fone (41) 3350-3500 / Senai (oferece de cursos básicos a MBA em áreas de atuação diversas, entre elas elétrica e hidráulica) –www.pr.senai.br ou pelo fone (41) 3271-7400 / Sesc-PR – realiza oficinas eventuais sobre assuntos relacionados aos reparos domésticos; programação disponível em www.sescpr.com.br ou pelo fone (41)3304-2266.

Compartilhe:

Dicas de Hoje

I'm Dúvidas e sugestões utilize os comentários do blog

Comentários
0 Comentários

No Comment to " Como ser um Homem 1001 Utilidades em Casa "

  • To add an Emoticons Show Icons
  • To add code Use [pre]code here[/pre]
  • To add an Image Use [img]IMAGE-URL-HERE[/img]
  • To add Youtube video just paste a video link like http://www.youtube.com/watch?v=0x_gnfpL3RM