quinta-feira, 7 de março de 2013

ENEM 2014: Inscrições, Datas, Provas, Resultados

1 comment
Está prevista para Abril a divulgação do edital e do período de inscrição do Enem 2014 com todas as informações, inclusive as datas do exame. Estudantes que pretendem participar podem obter abaixo as primeiras informações sobre Exame Nacional do Ensino Médio 2013. Confiram:

Depois que o ministro da educação, Aloizio Mercadante, descartou a possibilidade de duas aplicações do Enem em 2013, as datas de inscrição, de realização das provas e divulgação dos gabaritos oficiais e também da divulgação do resultado final do exame devem ser semelhantes às datas das últimas edições realizadas.
Dessa forma, os estudantes poderão se inscrever no Enem 2014 provavelmente a partir do final de maio até a metade de junho. As inscrições do Enem sempre são realizadas somente na internet e exclusivamente através do site oficial do exame, disponível no endereço eletrônico

Como pedir isenção ENEM 2014 ? Muitas pessoas que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio têm dúvidas a respeito de como declarar carência no ENEM 2014. Neste artigo explicaremos as medidas que devem ser tomadas para tal fim, como também explicaremos que existem casos de isenção automática.
O período de inscrições do ENEM 2014 só será conhecido após a publicação do edital do Exame. Contudo, a expectativa é de que o prazo para registro de todos os interessados esteja compreendido entre o fim do mês de maio e a primeira quinzena de junho. 

A inscrição deve ser feita exclusivamente no site oficial do ENEM.
Ao se inscrever, o candidato deve imprimir uma Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 35,00, a ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil. A inscrição só será confirmada se o pagamento for efetuado dentro do prazo estabelecido. O valor correspondente à taxa não será devolvido em caso de desistência.

Declarar carência no ENEM 2014

O pedido de isenção do pagamento da taxa do ENEM 2014 deve ser solicitado no momento da inscrição. Este ato é permitido apenas aos estudantes membros de famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Só podem fazê-lo quem prestar todas as informações exatas e fidedignas exigidas. Quem não se adequar às regras poderá ser penalizado e eliminado do ENEM.
A única maneira de declarar carência socioeconômica é através do site oficial, durante as inscrições. Quaisquer outras solicitações enviadas via postal, fax, ou correio eletrônico, por exemplo, não serão aceitas.
Lembrando que a isenção automática da taxa de inscrição do ENEM 2014 é concedida aos alunos concluintes do ensino médio neste ano.
O Ministério da Educação (MEC) pretende colocar em prática a penalidade pelo direito de isenção da taxa aos estudantes faltosos. A cobrança do valor seria realizada nas edições seguintes. Os concluintes do ensino médio que faltarem nos dias das provas sem justificar a ausência não teriam direito de gratuidade no próximo Exame.
Essas medidas deverão ser tomadas devido ao alto número de abstenções nos dias de prova. O ENEM 2012 registrou 27,9% de estudantes faltosos.

Resultado com gabaritos Enem 2014: Os gabaritos do Enem 2014 serão divulgados a partir do primeiro semestre de janeiro de 2015 no site Oficial do ENEM. 

Um comentário: