News Ticker

Menu

ENTREVISTA DE EMPREGO, DICAS PARA FUGIR DAS ARMADILHAS DOS RECRUTADORES

Como fugir das armadilhas dos recrutadores na hora de buscar seu 1º emprego. Na hora da entrevista, ficou comum os entrevistadores se depararem com candidatos que já chegam com respostas prontas, decoradas e ensaiadas nos mínimos detalhes como a cena de uma novela. Isso os obrigou a desenvolver novas técnicas para descobrir o que realmente está por trás de cada um.
Aqui estão as 10 armadilhas que os recrutadores usam para desmascarar os entrevistados.


1 – “Qual o seu maior defeito?”
Essa pergunta é feita esperando uma reposta HONESTA, e não respostas prontas de manuais de auto-ajuda do tipo: "Sou perfeccionista", "Trabalho demais", "Não gosto de encerrar o expediente quando ainda há pendências". Recrutador não é idiota. Dê uma resposta deste calibre e veja seu curriculum ir direto para a lata de lixo, junto com suas pequenas chances de conseguir a vaga.

2 – Silêncio
Quando você para de falar, alguns entrevistadores continuam intencionalmente em silêncio para ver se você permanecerá falando ou ficará quieto. A maioria das pessoas fica tão desconfortável com o silêncio que tentam fazer o possível para preenchê-lo concedendo informações que às vezes, de tão sinceras, podem prejudicá-los. Então qual seria a melhor estratégia nesse caso? Se a pessoa que está te entrevistando ficar em silêncio, devolva-o a ela. Se em dez segundos ela não reiniciar a conversa, pergunte se a resposta que você deu foi suficiente.

3 – Simpatia ao extremo
Bons entrevistadores querem baixar sua guarda. Deixar-lhe a vontade lhes permite uma ideia melhor a seu respeito, além de ajudar a perceber suas “derrapadas”. Isso não significa que não deve relaxar, mas você precisa ter em mente que não está em um bate papo com amigos, mas em uma entrevista.

4 – “O que você sabe sobre nós?”
Os entrevistadores perguntam isso porque querem saber se você fez seu dever de casa. Se você não tiver se preparado para entrevista, por estudar tudo sobre a empresa, essa pergunta revelará a verdade.

5 – “Por que quer sair do seu emprego atual / por que saiu do seu último emprego?”
Com essa pergunta os entrevistadores querem saber se você vai sair ou já saiu do seu emprego em circunstâncias ruins e se está disposto a falar mal do outro empregador.

6 – “Tem disponibilidade para início imediato?”
Você pode pensar que expressar o desejo de começar imediatamente contribuirá a seu favor. Mas se indicar que irá sair do emprego sem avisar seu chefe com pelo menos duas semanas de antecedência, os entrevistadores presumirão que um dia você também fará isso com eles.

7 – “Você pode me enviar isso?”
Se o entrevistador te pede para enviar alguma informação posteriormente, por exemplo, um artigo que você escreveu, certifique-se de fazê-lo. Ele pode estar observando sua capacidade de se lembrar de compromissos, mesmo que não sejam tão importantes.

8 – “Você foi demitido? Outros foram demitidos com você?”
“Muitos do seu departamento foram demitidos também?”. Provavelmente essa não é uma pergunta inocente, mas uma tentativa de descobrir se seu empregador anterior o demitiu por baixo desempenho.

9 – “Qual o trabalho dos seus sonhos?”
Se começar a falar sobre seu sonho de protagonizar um filme, seus anseios políticos e coisas desse tipo, o entrevistador – pelo menos a maioria deles – irá pensar que você não está realmente comprometido com a posição que eles estão contratando.
10 – “Você tem alguma pergunta?”
Ok, isso realmente não é um truque. Mas muito de você pode ser revelado ao entrevistador pelas perguntas que fizer. Você se concentra em benefícios, remuneração e horas, ou você está curioso sobre o trabalho em si? Os entrevistadores querem ouvir perguntas sensatas sobre o trabalho, cultura e a organização. Perguntas revelam se você está tentando descobrir se realmente pertence aquele lugar.

BÔNUS: A última e mais mortal de todas:
Te dar um "chá de cadeira" na recepção
Alguns candidatos dizem coisas à recepcionista que nunca diriam aos entrevistadores: falam sobre a balada, o que realmente estão achando da vaga concorrida e até podem flertar de forma inadequada. Entrevistadores bons e espertos sempre vão perguntar à recepcionista ou outros que também estiveram em contato com você sobre a impressão que tiveram a seu respeito. Fique muito atento a este item. Pior ainda: Em muitas empresas, as recepcionistas dos departamentos de seleção são psicólogas treinadas. Disfarçadas só para "enganar" você. Conversinhas fúteis pra passar o tempo, fofocas e cantadas? NEM PENSAR! NUNCA! JAMAIS! Coloque sua bunda numa cadeira e fique QUIETO no seu canto!

Compartilhe:

Dicas de Hoje

I'm Dúvidas e sugestões utilize os comentários do blog

Comentários
0 Comentários

No Comment to " ENTREVISTA DE EMPREGO, DICAS PARA FUGIR DAS ARMADILHAS DOS RECRUTADORES "

  • To add an Emoticons Show Icons
  • To add code Use [pre]code here[/pre]
  • To add an Image Use [img]IMAGE-URL-HERE[/img]
  • To add Youtube video just paste a video link like http://www.youtube.com/watch?v=0x_gnfpL3RM