segunda-feira, 17 de junho de 2013

COMO SABER SE FUI SORTEADO NO MINHA CASA, MINHA VIDA

1 comment
Programa Minha Casa Minha Vida como saber se eu fui aprovado e quando receberei as chaves da minha casa. Esta provavelmente seja a dúvida da maioria das pessoas que se cadastraram no Programa Minha Casa Minha Vida Criado pelo Governo Lula e mantido pelo Governo Dilma. 

Um dos maiores dilemas de quem participa do programa que beneficia as famílias de baixa renda a conseguir a casa própria é justamente saber se foi ou não aprovado. 

Estamos vivendo um tempo onde quem já foi aprovado está tendo problemas estruturais com casas que foram construídas, ou seja, primeiro você vive uma ansiedade danada de saber se foi contemplado ou não no programa minha casa minha vida, e depois que recebe as chaves encontra outro dilema: Os problemas com as construções do minha casa minha vida. 


RECLAMAÇÕES MINHA CASA MINHA VIDA 2013

Muitas pessoas também têm feito contato com a reportagem do Bom Dia Brasil reclamando de problemas na obras do ‘Minha Casa, Minha Vida’ em todo o país.

Pará


Na Região Metropolitana de Belém, as reclamações foram parar na Justiça, que suspendeu o pagamento das prestações até que moradias novinhas sejam reformadas.
Um condomínio de 420 apartamentos em Ananindeua, na Grande Belém, foi entregue há apenas um ano e já apresenta rachaduras na fachada,  infiltrações em vários cômodos, paredes com mofo. Os moradores reclamam que quando chove - o que é frequente na Amazônia - o telhado tem vazamentos.
Segundo a Caixa, uma equipe técnica identificou a necessidade de manutenção e acionou a construtora, que já começou a fazer os reparos.

Outro caso na mesma cidade foi parar na Justiça, que suspendeu a cobrança das parcelas do financiamento depois de avaliar que existem rachaduras e infiltrações apontadas pelo Ministério Público. O juiz exigiu uma perícia para avaliar os problemas. A Caixa disse que vai recorrer da decisão e que acionou a construtora para fazer reparos.
Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, os problemas eram tão graves que dois prédios quase prontos foram demolidos. Eles começariam a ser entregues em julho deste ano para as vítimas do Morro do Bumba, que deixou 47 mortos em abril de 2010. Um terceiro bloco também teve que ser demolido. Eles estavam cheios de rachaduras e infiltrações.
A Caixa Econômica diz que aguarda a revisão dos projetos para continuar a construção dos prédios demolidos, que são responsabilidade da Construtora Imperial. A construtora afirmou que vai estender o prazo de entrega, e que o motivo disso tudo foram as fortes chuvas que encharcaram o solo.
Mato Grosso do Sul
Em um condomínio em Campo Grande, vários moradores acionaram o Procon. Antes de entrar na casa, uma moradora foi comprar os móveis, entre eles, um sofá, que deveria caber na sala. Na hora da entrega, a surpresa: o móvel não coube no espaço, que tem alguns centímetros a menos que o previsto no contrato.
Com a chuva, a porta estufou e apareceram infiltrações. Segundo a construtora, uma vistoria será feita nos móveis, e manutenção dos itens que estiverem dentro da garantia. A empresa não soube explicar o problema com a metragem.
A Caixa Econômica Federal identificou a necessidade de reparos em algumas unidades e vai cobrar providências da construtora.
São Paulo
No centro-oeste paulista, casas construídas em pelo menos sete cidades apresentaram problemas. Em Marília, os imóveis foram entregues há menos de um ano e já apresentam rachaduras, infiltrações, janelas que não fecham e o teto que teve que ser colado com fitas adesivas.
Fotos mostram como ficam as casas em dia de chuva. Os moradores disseram que a construtora que não resolveu os problemas. A empresa prometeu consertar tudo.
A Defensoria Pública Federal conseguiu na Justiça uma liminar que responsabiliza a Caixa por problemas nos imóveis. A Caixa disse que não foi notificada, mas que vai realizar vistorias.
Em Ourinhos, 300 casas foram entregues sem esgoto e com diversas rachaduras. Em uma das casas, a caixa d’água caiu em cima da cama de um morador. Por sorte ninguém se feriu. A empresa disse que também vai realizar os reparos necessários.
Ceará
Em Ceará, a reclamação é de uma obra que está parada há um ano e já foi até invadida. Em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, são 824 apartamentos inacabados. Os imóveis chegaram a ser invadidos e foram desocupados no mês passado por determinação da Justiça. A obra ainda não foi retomada.
Segundo a Caixa Econômica, a construção foi suspensa por causa de dificuldades financeiras da construtora e outra empresa foi contratada para dar continuidade aos serviços. A previsão é que sejam retomados no mês que vem.
Enquanto isso, seguranças tentam impedir a entrada de estranhos. Mesmo assim, pessoas conseguiram entrar nos prédios. Mais de 4,5 mil famílias estão inscritas no programa à espera de moradia.
Como saber se Fui Sorteado no Programa: Para ser aprovado no Minha Casa Minha Vida é preciso estar cadastrado pela Caixa Econômica Federal, se você ainda não se cadastrou vá até uma agência da Caixa e faça seu cadastro. 
Lembramos que: As casa populares é que são sorteadas e não o benefício do Minha Casa Minha Vida, mas para saber se foi contemplado é preciso entrar em contato com a Prefeitura da sua cidade após a inscrição.
Segunda Fase do Minha Casa, Minha Vida 2013
No mês de abril, a presidente Dilma Rousseff, investiu mais de R$ 2,8 bilhões para construção de mais de 107 mil casas populares em cidades com até 50 mil habitantes. A iniciativa será financiada pelo programa do Governo Federal na segunda fase do Minha Casa, Minha Vida. 
Segundo declarações da ministra de Planejamento, Miriam Belchior, o valor divulgado como investimento no projeto, faz parte do montante R$ 120 bilhões já anunciados para a segunda etapa do programa, a ser concluída em 2014. Ela também declarou que as 107 mil residências são parte do total de 220 mil unidades previstas para municípios de até 50 mil habitantes. Até o primeiro semestre de 2013 o restante deverá ser contratado.

Um comentário:

  1. Sou pessoa com deficiência e fiz minha inscrição no minha casa minha vida em 2012 e quando fui verificar a minha inscrição, disse que meu CPF não foi encontrado. Esse provavelmente, é o motivo pelo qual não fui contemplada. Fiz minha inscrição, não tive prioridade e ainda por cima, invalidaram a inscrição. Isso é um absurdo!!! Estou me sentindo lesada!!

    ResponderExcluir