News Ticker

Menu

GREVE DOS PROFESSORES RJ 2013, QUANDO ACABA

Os alunos da rede pública do Rio estão sem aulas a mais de uma semana, e a pergunta que todos querem saber é: Quando acaba a Greve dos Professores Rj 2013? 

Bom este assunto ainda vai dar pano pra manga veja porque:


Reportagem exibida hoje no G1:



"O Sindicato dos Profissionais de Educação (Sepe-RJ) vai entrar com um recurso contra a decisão da Justiça de suspender a greve dos professores estaduais e municipais do Rio. O prazo para que a categoria retome as aulas na capital fluminense termina nesta quinta-feira (5).Mesmo assim, os professores da rede municipal afirmam que vão se reunir em assembleia na manhã desta sexta-feira (6) para decidir se mantêm a paralisação, de acordo com o diretor do Sepe central, Danilo Serafim. "Quem delibera sobre a continuidade ou não da greve é a assembleia e a última assembleia decidiu continuar", afirmou.Na quarta (4), profissionais foram retirados à força de uma das sedes da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) pela Polícia Militar, após uma reunião com o secretário Wilson Rizolia. Um grupo de cerca de 150 pessoas disseram que apenas sairiam do local após uma conversa com o vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão. Houve confusão e empurra-empurra.A categoria acusa a polícia de ter sido truculenta e agredido os professores com empurrões, chutes, cassetetes e até mesmo gás de pimenta." 

Secretaria da Educação está nos nervos:

"'Lamentável', diz SecretariaPor meio de nota, a Secretaria de Educação declarou que considera lamentável "o fato de representantes do Sepe anunciarem e convocarem, em seu site, uma ocupação do prédio". O diretor do sindicato Danilo Serafim, no entanto, informou que não houve ordem de ocupação do imóvel. "O Sepe não ocupou a secretaria. Ocupou apenas o saguão, com o objetivo que o governo avançasse nas negociações, porque eles não avançam, por exemplo, na questão das perdas salariais", afirmou.A secretaria acusou, ainda, o Sepe de não buscar negociação e ir para as reuniões pré-dispostos a manter a greve. Danilo Serafim nega que haja essa conduta. "O Sepe prima pela negociação. Toda vez que nos reunimos, as reuniões são inconclusivas. Não temos a decisão final sobre a série de reivindicações da categoria. Não avança do ponto de vista concreto."Reunião com PezãoIntegrantes do Sepe queriam discutir com o vice-governador as reivindicações do grupo, que entrou em greve no dia 8 de agosto. O impasse acontece porque, para o sindicato, o encontro com o titular da pasta é insuficiente. "Não adianta o secretário nos receber sozinho porque tem coisas que ele diz que não pode resolver. A gente quer resolver com quem pode resolver. Nós aguardamos a audiência com o vice-governador", disse, antes da confusão, por volta das 20h, a coordenadora do Sepe, Marta Moraes.Na tarde de quarta-feira (4), a Justiça do Rio determinou a suspensão da greve dos profissionais de educação do estado do Rio de Janeiro, a exemplo de uma decisão na segunda-feira (2), que valia para os professores municipais.O desembargador Mário dos Santos Paulo, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJ), concedeu liminar favorável ao Governo do Rio e à Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). Segundo o TJ, o Sepe será multado em R$ 300 mil, por dia, em caso de descumprimento. O prazo para o cumprimento é de 24 horas, segundo a decisão."
Revindicaçãos dos Professores:
Temos duas decisões: uma delas é favorável ao Sepe, que impede os órgãos de cortar os salários dos profissionais. Essa liminar está mantida. O nosso departamento jurídico está entrando com um recurso. Nós temos o direito e vamos recorrer enquanto pudermos", disse o diretor do sindicato Danilo Serafim. Em assembleia naquele dia, professores da rede municipal de ensino já haviam antecipado a intenção de dar continuidade à greve. Após assembleia na Lapa e passeata até a Cinelândia, a Avenida Rio Branco foi interditada.
Como fica o Enem 2013 com essa Greve? 
Enem à vista
A Secretaria Estadual de Educação informou nesta quarta-feira (4)  que a intenção é não deixar que os estudantes fiquem sem aulas, principalmente às vésperas do Enem, que ocorre em outubro. De acordo com a secretaria, cerca de 800 professores faltaram ao trabalho nesta quarta. A paralisação está deixando 30 mil alunos sem aulas.
Segundo o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação, a manutenção da greve se dá por conta da falta de avanço nas negociações da pauta pedagógica, como a volta do sexto tempo e a redução do número de alunos em sala. A prefeitura lamentou a decisão do sindicato de manter a greve. E afirmou que desde o início da paralisação, não mediu esforços para atender as reivindicações da categoria.
Reivindicações
Entre os questionamentos da categoria estão o reajuste salarial de 19% para compensar as perdas salariais, a garantia de um terço da carga horária para atividades extracurriculares, que é garantida por lei, e concurso público para professores e funcionários administrativos.
A Secretaria informou que concedeu 8% de reajuste este ano. A Seeduc destacou, ainda, que concedeu novos benefícios para os professores, como os auxílios alimentação, transporte e qualificação. 

Tags: 



Compartilhe:

Dicas de Hoje

I'm Dúvidas e sugestões utilize os comentários do blog

Comentários
0 Comentários

No Comment to " GREVE DOS PROFESSORES RJ 2013, QUANDO ACABA "

  • To add an Emoticons Show Icons
  • To add code Use [pre]code here[/pre]
  • To add an Image Use [img]IMAGE-URL-HERE[/img]
  • To add Youtube video just paste a video link like http://www.youtube.com/watch?v=0x_gnfpL3RM